Odontologia Estética em Santos

Lente de Contato Dental e Facetas Laminadas

Quem nunca sorriu em frente ao espelho e se sentiu insatisfeito quanto à aparência dos dentes? Ter um sorriso perfeito é uma preocupação antiga que atinge a maioria das pessoas, principalmente as que dependem de uma boa imagem no trabalho. Para alcançar esse objetivo, muitas recorrem aos procedimentos existentes no mercado odontológico, como clareamento, aparelhos e implantes dentários.

Uma técnica que tem chamado a atenção dos pacientes, muito aplicada em celebridades desde a década de 30 e que se desenvolveu ao longo dos anos, é a implantação de facetas de porcelana e lentes de contato, indicadas para melhorar a aparência do sorriso.

Diferenças entre faceta laminada e lente de contato

A diferença entre a faceta e a lente está na aplicação e na necessidade dos dentes. É importante distinguir os dois laminados para que a intervenção odontológica seja mínima e segura. A lente de contato, uma capa de porcelana ultrafina, quase transparente, é indicada para pequenas reparações em dentes tortos e mal alinhados, fechamento de espaços e mudança no contorno e comprimento dos dentes. A lente de contato dental, como ficou conhecida, exige um desgaste mínimo na superfície externa do dente em relação à faceta, pois requer apenas uma preparação para que ela seja “adesivada” no dente, e possa ser removida a qualquer momento.

Já para a instalação da faceta – que pode ser de porcelana e é mais espessa do que a lente – é necessária uma transformação de impacto, ou seja, o desgaste na parte frontal do dente, onde será colada uma lâmina que irá corrigir o formato e a cor dos dentes. Ela é utilizada quando há comprometimento da cor ou manchas excessivas nos dentes, ou quando estes estão muito desalinhados. O resultado é tão positivo que muitos pacientes optam por essa técnica, apesar de o procedimento de remoção do esmalte dentário ser irreversível.

Benefícios e durabilidade dos laminados

Ambas as técnicas oferecem vantagens aos pacientes, pois são parecidas e proporcionam um belo sorriso, com dentes claros e alinhados. Além disso, o tratamento odontológico é rápido (2 a 3 sessões) e os laminados podem durar anos.

O paciente também pode contribuir para aumentar a longevidade dos laminados, realizando a revisão e manutenção das facetas e lentes, bem como adotando algumas medidas essenciais para a durabilidade do material, tais como evitar o consumo de alimentos ácidos, duros ou que pigmentam os dentes naturais (como chás, café e nicotina), utilizar escovas de dente macias e manter uma boa higiene bucal. Com esses cuidados, o risco de queda ou dano dos laminados é praticamente zero.

Clínico Geral Dentista em Santos

AQUI VOCÊ ENCONTRA EXCELENTES
TRATAMENTOS COM UM PROFISSIONAL
CAPACITADO E ATUALIZADO
.

ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES
Call Now Button